quarta-feira, 9 de setembro de 2009

APRESENTAÇÃO ÀS GENTES DA POLÍTICA

Quais velhos do Restelo, em invectivas
na praia às caravelas dos audazes,
assim também vocês só são capazes
de as lutas do passado manter vivas.

Pois eu, que ganhei lutas decisivas,
não quis nem propaganda nem sequazes;
e nas derrotas sempre fiz as pazes
comigo mesmo, sem dor nem recidivas.

Mas quero que bem claro p'ra vós fique
que eu ergo em vossa honra a minha taça,
em preito ao vosso qu'rer tão puro e duro!

Porém não 'sperem que eu vos glorifique
-- que, quanto mais idoso, o quanto eu faça
será co' os olhos postos no futuro!

Bernardes-Silva

1 comentário:

  1. Gosto muito de o ler e gosto quando escreve.

    Adorava ver aqui, neste Blog, a sua "Poesia Sonetada"... Não quer pensar nisso?! Eu ainda tenho, gravada em disquete, aquela que lhe passei para o Word.

    Com afecto
    JOÃO

    ResponderEliminar